Empresas acendem alerta para gastos durante transição da reforma tributária

Empresas acendem alerta para gastos durante transição da reforma tributária

A reportagem do Monitor do Mercado sobre o custo de transição da Reforma Tributária contou com comentários do dr. Douglas Guilherme Filho.  Confiram:

Segundo o coordenador da área tributária no escritório Diamantino Advogados Associados, Douglas Guilherme Filho, mesmo com o intuito de reduzir os tributos e simplificar as obrigações financeiras, a reforma tributária terá um custo elevado para as empresas durante a transição.

“Durante o período de transição, entre 2026 e 2033, serão necessários o cumprimento de diversas obrigações acessórias em relação aos tributos [atuais e novos]. Além disso, haverá necessidade de parametrizar todos os sistemas das companhias a fim de atender a nova legislação. Por fim, as empresas terão um alto custo com treinamento de colaboradores, a fim de qualificá-los para atender as exigências impostas pela fiscalização”, explica.

A visão de Guilherme Filho é corroborada pelo advogado Gustavo Lanna, sócio da área Tributária do GVM Advogados. De acordo com Lanna, será necessário um investimento em treinamento e aprimoramento dos setores internos responsáveis dos contribuintes durante o período em que houver a cobrança simultânea dos tributos.”

Leia mais:

Empresas acendem alerta para gastos durante transição da reforma tributária – Monitor do Mercado

Outras Notícias

STJ exclui Difal de ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins
STJ garante segurança aos arrematantes de imóveis em leilões
Sêmen e embriões terão redução de 60% de impostos com a reforma tributária
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo