Empresas acendem alerta para gastos durante transição da reforma tributária

Empresas acendem alerta para gastos durante transição da reforma tributária

A reportagem do Monitor do Mercado sobre o custo de transição da Reforma Tributária contou com comentários do dr. Douglas Guilherme Filho.  Confiram:

Segundo o coordenador da área tributária no escritório Diamantino Advogados Associados, Douglas Guilherme Filho, mesmo com o intuito de reduzir os tributos e simplificar as obrigações financeiras, a reforma tributária terá um custo elevado para as empresas durante a transição.

“Durante o período de transição, entre 2026 e 2033, serão necessários o cumprimento de diversas obrigações acessórias em relação aos tributos [atuais e novos]. Além disso, haverá necessidade de parametrizar todos os sistemas das companhias a fim de atender a nova legislação. Por fim, as empresas terão um alto custo com treinamento de colaboradores, a fim de qualificá-los para atender as exigências impostas pela fiscalização”, explica.

A visão de Guilherme Filho é corroborada pelo advogado Gustavo Lanna, sócio da área Tributária do GVM Advogados. De acordo com Lanna, será necessário um investimento em treinamento e aprimoramento dos setores internos responsáveis dos contribuintes durante o período em que houver a cobrança simultânea dos tributos.”

Leia mais:

Empresas acendem alerta para gastos durante transição da reforma tributária – Monitor do Mercado

Outras Notícias

Nova lei acaba com isenção tributária para parte das organizações sem fins lucrativos.
STJ amplia proteção aos cônjuges na partilha de imóveis doados.
Lei do contribuinte é sancionada e endurece regras fiscais; especialistas alertam para riscos
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo