85% das empresas ainda não estão prontas para a atender as exigências da LGPD

85% das empresas ainda não estão prontas para a atender as exigências da LGPD

Em pesquisa realizada pelo SERASA EXPERIAN, 85% das empresas entrevistadas afirmaram que ainda não se prepararam para atender as determinações impostas pela Lei n. 13.709/2018.

A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, regulamenta a forma como dados privados de clientes e usuários deverão ser tratados pelas empresas públicas e privadas. Qualquer empresa que se utilize de informações pessoais de seus clientes (como nome e e-mail), deverá seguir o protocolo estabelecido pela lei, sob pena de serem multadas em até R$ 50 milhões.

O tratamento de dados envolve inúmeras ações, desde a coleta ao processamento e arquivamento da informação. Por isso, acredita-se que a lei terá efeito “dominó” já que, para evitar multas, as companhias exigirão que seus parceiros estejam em conformidade com a lei.

O  desafio das companhias será se adaptar a essa nova realidade, pois para 73% das empresas indagadas, as adequações exigirão novos investimentos na estrutura de TI.

A LGPD entrará em vigor em agosto de 2020.

 

Fonte:

https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/85-das-empresas-declaram-que-ainda-nao-estao-prontas-para-atender-as-exigencias-da-lei-de-protecao-de-dados-pessoais-mostra-pesquisa-da-serasa-experian

https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/lgpd-entenda-o-que-e-a-lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais/

Outras Notícias

As ilegalidades contidas na Súmula 450 do Tribunal Superior do Trabalho
Advogados especializados criticam mudanças da nova Lei de Falências
Edital RFB de Transação por Adesão nº 1, DE 2020
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo