MST desocupa fazenda em MG após decisão da Justiça

MST desocupa fazenda em MG após decisão da Justiça

Cerca de 40 famílias do Movimento dos Sem-Terra foram retiradas hoje, por ordem judicial, da Fazenda Inhumas, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A propriedade havia sido considerada improdutiva pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 2009, mas a juíza da 12.ª Vara Federal de Belo Horizonte, Rosilene Maria Clemente de Souza Ferreira, determinou a extinção da ação de desapropriação para fins de reforma agrária e a imediata reintegração de posse.

Com base em laudo de um perito, a juíza atestou que a fazenda, de 822 hectares, é produtiva. Com a decisão, o decreto presidencial de interesse social para fins de reforma agrária, que determinava a desapropriação, foi cancelado, segundo a Superintendência do Incra em Minas.

O imóvel foi ocupado pela primeira vez em 2008 por 87 famílias vinculadas à Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado (Fetaemg). Em janeiro de 2009, a fazenda sofreu nova invasão, desta vez por integrantes do MST. Conforme o instituto, a desocupação ocorreu de forma pacífica. Os sem-terra foram retirados da área por determinação de oficiais da Polícia Federal, numa operação que contou com a participação da Polícia Militar mineira.

A fazenda foi defendida pelo advogado Frederico Diamantino.

Outras Notícias

Secretaria da Fazenda de SP prorroga prazo para extinguir e-CredRural
A iluminação pública na reforma tributária
STJ vai julgar se incide PIS/Cofins sobre Selic na repetição de indébito, depósitos judiciais e pagamentos em atraso
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo