Com recursos em queda, STJ tem 33 teses tributárias vinculantes para resolver.

Com recursos em queda, STJ tem 33 teses tributárias vinculantes para resolver.

Douglas Guilherme Filho, coordenador da área tributária do Diamantino Advogados Associados, comentou para o Portal Consultor Jurídico, sobre os principais temas tributários do STJ em 2026.

“Para Douglas Guilherme Filho, coordenador da área tributária do Diamantino Advogados Associados, o destaque da pauta tributária é o Tema 1.362, que visa definir quando a repetição de indébito tributário e o reconhecimento do direito à compensação podem ser considerados renda para fins de incidência de tributos.

Em sua análise, a definição da tese é relevante pois é justamente no momento da homologação da compensação que o contribuinte tem seu crédito efetivamente reconhecido pela administração tributária e, assim, adquire a disponibilidade sobre tais valores.

“Antes disso, o contribuinte tem apenas uma mera expectativa, cabendo ao Fisco homologar (o valor reconhecido) dentro do prazo legal, sob pena de homologação tácita caso não o faça, ou então efetuar um lançamento para cobrar o valor que entende como devido.”

Confira matéria completa no site do portal indicado.

Outras Notícias

Agronegócio na mira de um novo imposto
OPINIÃO: Entre o abismo e a montanha — o futuro da recuperação tributária.
Terras para estrangeiros: decisão do STF reduz compradores.
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo