Transferências intercompany: quando a Receita entende como mútuo.

Transferências intercompany: quando a Receita entende como mútuo.

Lidiane Buss, advogada da área tributária, teve seu artigo de opinião publicado no Portal Reforma Tributária sobre o tratamento de transferências de recursos entre empresas do mesmo grupo econômico.

“A discussão sobre o tratamento de transferências de recursos entre empresas do mesmo grupo como empréstimos sujeitos ao IOF-Crédito é antiga e recorrente entre contribuintes e Receita Federal. O tema aparece com frequência em decisões administrativas e judiciais e voltou a ganhar força em 2025. No segundo semestre deste ano, houve um aumento significativo de julgamentos sobre o assunto no CARF, a maior parte com resultado desfavorável aos contribuintes.

Entre as decisões recentes do tribunal administrativo, uma delas se destaca: o Acórdão 3002-003.652, da 3ª Seção da 2ª Turma Extraordinária, publicado em 18 de agosto. O caso envolvia uma empresa de lubrificantes que questionava um Auto de Infração por não recolher IOF-Crédito sobre valores transferidos a outra empresa do mesmo grupo. Segundo a Contribuinte, as transferências eram apenas adiantamentos para futuro aumento de capital (os chamados AFACs) e adiantamentos de despesas, e não empréstimos.”

Confira a matéria completa no site do portal: https://www.reformatributaria.com/opiniao/transferencias-intercompany-quando-a-receita-entende-como-mutuo/

 

Outras Notícias

Código do Contribuinte inova no combate aos devedores habituais, mas gera críticas.
Nova lei acaba com isenção tributária para parte das organizações sem fins lucrativos.
STJ amplia proteção aos cônjuges na partilha de imóveis doados.
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo