Quer abrir uma empresa? Saiba quanto tempo você vai gastar com isso

Quer abrir uma empresa? Saiba quanto tempo você vai gastar com isso

Oito dias e 17 horas é o tempo médio necessário para abrir uma empresa em Salvador (BA). Já os empresários de Curitiba (PR) demoram, em média, 22 horas para realizar a mesma tarefa, segundo relatório divulgado pelo Ministério da Economia.

Qual a média brasileira? O tempo médio para abrir uma empresa no Brasil é de dois dias e 13 horas, contados em dias corridos – esse cálculo desconsidera o tempo gasto pelos empresários para resolver pendências e documentos.

O prazo já foi ainda mais alto no Brasil: em janeiro de 2019 era de 5 dias e 9 horas – duas vezes mais do que a média atual.

Os processos são mais rápidos acontecem na região Centro-Oeste (1 dia e 10 horas) e os mais demorados no Nordeste (3 dias e 19 horas).

Por que o tempo varia entre as capitais? “Existem as burocracias locais e, dependendo do ramo de atividade, tem até uma certa razão para a demora maior. Empresas que afetam o meio ambiente, por exemplo, vão precisar de um laudo específico”, afirma o economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Marcel Solimeo.

Apesar de ser a capital com maior prazo, Salvador conseguiu reduzir em um dia o processo de abertura de empresa. Segundo o Ministério da Economia, o resultado foi possível depois de uma mudança no fluxo de pedidos, o que acelerou o processo.

Qual a importância de reduzir o prazo? Estimular o empreendedorismo.  “Quando demora muito, cria um desestímulo ao empreendedor para se regularizar”, afirma a advogada Jacqueline Gottschalk, do escritório Diamantino Advogados Associados.

O consultor de negócios do Sebrae-SP, Eduardo Flud, considera possível que os processos sejam cada vez mais rápidos. “Como MEI, você abre sua empresa em 20 minutos. Por que não fazer isso com outras empresas também? O governo precisa criar um sistema que torne isso viável para todos”, afirma.

Qual a meta? O governo federal quer que a média nacional seja de um dia até o final de 2022 e está coordenando ações para que todas as etapas do processo tenham respostas automáticas para facilitar a vida do empreendedor. Hoje, cerca de 45% das empresas são abertas em menos de um dia.

“Temos observado que, quadrimestre a quadrimestre analisado, o tempo médio de abertura tem caído, o que demonstra que as medidas adotadas têm surtido efeito e o Brasil caminha para a sua meta”, afirmou o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Gleisson Rubin.

estado de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, possuem o sistema “Balcão Único”, que tem como meta concretizar a abertura de contas em um dia.

Outras Notícias

São Paulo notifica milhares de contribuintes por falta de pagamento do imposto sobre doações
Plenário da Câmara dos Deputados aprova projeto de regulamentação do novo sistema de impostos sobre consumo
Justiça Federal derruba cobrança de impostos sobre benefício fiscal de ICMS
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo