Vila Velha vai adotar iluminação pública inteligente

Vila Velha vai adotar iluminação pública inteligente

Até o final do ano serão realizados o processo licitatório e o leilão para a contratação da empresa que executará o projeto

 

A prefeitura de Vila Velha (ES) anunciou parceria público-privada (PPP) para a instalação de 50 mil luminárias de LED. A prefeitura tem como objetivo lançar as bases para que o município se transforme em uma cidade inteligente.

“Vamos ter um sistema todo em LED, que é a última palavra em termos de avanço tecnológico para a questão de iluminação pública”, afirmou Max Filho, prefeito de Villa Velha. “E esse é um esqueleto daquilo que pode vir a receber e amparar outros sistemas de cidade inteligente, para que se possa dar um salto tecnológico também em outras áreas”, explicou.

O projeto prevê investimentos de R$ 121 milhões para substituir todas as lâmpadas dos 35 mil pontos de iluminação pública e também expandir o parque para as cinco regiões do município, incluindo a área rural, além de praças, orla, vias, ciclovias e monumentos da cidade, que receberão iluminação cênica, chegando a 50 mil pontos.

Para o prefeito, outras iniciativas podem ser embarcadas no projeto, como a disponibilização de wi-fi, e a instalação do cerco inteligente de segurança, em parceria com o Governo do Estado.

Projeto terá impacto positivo em diversas áreas

Os estudos para a modelagem da licitação foram realizados sob a coordenação do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em conjunto com um consórcio de empresas formadas pela Ernst & Young, Ilumisul e Diamantino advogados.

A operação vai à leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (Bolsa, Balcão, Brasil – B³), sendo que o modelo de negócio adotado permite gerar economia no consumo de energia de aproximadamente 50%.

Para o prefeito de Vila Velha, o projeto terá impacto positivo para segurança pública, trânsito,  valorização dos imóveis, lazer,  convívio social, comércio, serviços e turismo.

Até o final do ano serão realizados o processo licitatório e o leilão para a contratação da empresa que executará o projeto.

 

Outras Notícias

Secretaria da Fazenda de SP prorroga prazo para extinguir e-CredRural
A iluminação pública na reforma tributária
STJ vai julgar se incide PIS/Cofins sobre Selic na repetição de indébito, depósitos judiciais e pagamentos em atraso
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo