Receita abre prazo de adesão ao novo Refis

Receita abre prazo de adesão ao novo Refis

Adesão ao parcelamento de débitos estará disponível até 31 de outubro

 

A Receita Federal abre nesta quinta-feira 26 o prazo de adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), mais conhecido como novo Refis.  A adesão ao parcelamento de débitos tributários estará disponível a partir das 8h.

A abertura do prazo de adesão acontece logo depois de o presidente Michel Temer sancionar o novo Refis. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

Segundo a Receita, a instrução normativa que regulamentará a adesão será publicada no Diário Oficial de quinta-feira.

A adesão ao novo Refis estará disponível até 31 de outubro no centro virtual de atendimento da Receita Federal na internet (e-CAC), inclusive neste fim de semana.

Segundo o texto da lei, o programa abrange os débitos de natureza tributária e não tributária vencidos até 30 de abril de 2017, e a adesão ocorrerá por meio de requerimento a ser efetuado até o dia 31 de outubro deste ano.

Inicialmente, o governo tinha expectativa de arrecadar 13 bilhões de reais com o programa, mas os números foram ajustados para 8,8 bilhões no último relatório bimestral de receitas e despesas.

Para o tributarista Eduardo Diamantino, sócio do escritório Diamantino Advogados e vice-presidente da Academia Brasileira de Direito Tributário – ABDT, o novo texto trouxe mudanças relevantes para os contribuintes. “O uso de prejuízo fiscal para abatimento de dívidas sob a competência da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, ou seja, incluídas na Dívida Ativa da União, é um exemplo”, diz.

Segundo ele, agora é preciso prorrogar o prazo de adesão para que os contribuintes possam exercer seu direito de escolha.

 

Outras Notícias

As ilegalidades contidas na Súmula 450 do Tribunal Superior do Trabalho
Advogados especializados criticam mudanças da nova Lei de Falências
Edital RFB de Transação por Adesão nº 1, DE 2020
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo