Secretaria da Fazenda cria alternativas para contribuinte quitar débitos

Secretaria da Fazenda cria alternativas para contribuinte quitar débitos

A Secretaria da Fazenda regulamentou a prestação de garantia de contribuintes do ICMS para o pagamento de débitos futuros, situação que já era prevista na Lei 6.374/89. A nova portaria CAT 122/2013, publicada no Diário Oficial do Estado de 5 de dezembro de 2012, oferece às empresas com antecedentes fiscais desabonadores e com débitos fiscais constituídos em valor superior a 5 mil UFESPs a possibilidade de iniciar ou continuar suas operações com a alternativa de apresentação de fiança bancária, seguro de obrigações contratuais ou depósito administrativo.O delegado regional tributário ao qual o contribuinte estiver vinculado decidirá pela garantia apresentada.

Ao lado disso, como alternativa, o contribuinte poderá requerer Regime Especial para assegurar o pagamento dos débitos futuros. Entretanto, caso seja concedido por parte do Fisco o referido regime e o contribuinte não cumpra o Regime Especial será exigida uma das modalidades de garantia.

Por fim, a consequência de não apresentação da garantia por parte do contribuinte irá impedir a concessão da inscrição estadual para um novo estabelecimento e poderá resultar na cassação da inscrição dos contribuintes que não garantirem seus débitos futuros.

Outras Notícias

Tributaristas criticam tentativa de aumentar impostos para empresas
Apetite fiscal sobre fundos exclusivos viola conceito de renda
Alterações nos divórcios e inventários feitos em cartório
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo