
Demanda do agro, Lei de Reciprocidade tem legado incerto
Guilherme Saraiva Grava, advogado da área tributária do Diamantino Advogados Associados, teve seu artigo de opinião publicado no Portal do Globo Rural, sobre os impactos e a efetividade da Lei de Reciprocidade.
Confira um trecho:
Ensaiado ou não, o breve encontro entre Lula e Trump nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, colocou em compasso de espera a relação entre Brasil e Estados Unidos, já tensa desde a imposição de tarifas americanas sobre produtos brasileiros no final de julho.
Os preparativos para um encontro têm alimentado expectativas de uma nova rodada de negociações capaz de aliviar as pressões econômicas sobre os setores mais impactados, sobretudo no agronegócio. Uma ligação entre os dois líderes no último dia 6 de outubro indica um distensionamento: ambos trocaram elogios e revelaram a intenção de uma reunião presencial.
Enquanto isso, o governo brasileiro adota postura cautelosa. Para não interferir nas tratativas, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou o adiamento da entrega do relatório sobre as medidas cogitadas com base na Lei de Reciprocidade como resposta inicial às pressões impostas pelos americanos.
Confira matéria completa, acessando ao site do Portal indicado: https://globorural.globo.com/opiniao/noticia/2025/10/demanda-do-agro-lei-de-reciprocidade-tem-legado-incerto.ghtml