STJ diverge sobre propósito negocial da empresa-veículo que gera ágio interno

STJ diverge sobre propósito negocial da empresa-veículo que gera ágio interno

Reportagem da ConJur sobre divergência no STJ envolvendo ágio interno de empresas contou com avaliações do dr. Douglas Guilherme Filho.

Confiram:

“Já Douglas Guilherme Filho, do Diamantino Advogados Associados, diz que a legislação não faz distinção entre empresa-veículo e outra empresa que não seja pertencente ao grupo econômico. A norma apenas menciona a forma como poderá ser aproveitado esse ágio.

Por conta disso, muitas empresas se utilizam de empresas-veículo em seu modelo de negócio, como forma de se estabelecer ou mesmo se reestruturar.

“Aceitar o posicionamento da 2ª turma é presumir que todo planejamento societário envolvido nesse tipo de operação seria fraudulento, com o único objetivo de atingir uma econômica tributária.”

Nesse ponto, o voto do ministro Francisco Falcão diz que o contribuinte pode, sim, organizar seus negócios de maneira a escolher o caminho menos oneroso tributariamente, desde que as estruturas jurídicas utilizadas se compatibilizem com o ordenamento jurídico.

“A Lei n. 9.532/1997 estabeleceu um caminho natural em que determinada empresa, adquirindo participação societária com ágio, ao incorporar a empresa coligada ou controlada, poderia amortizar esse valor de rentabilidade futura na base de cálculo do IRPJ e da CSLL devidos”, destaca.

“Tudo isso com o objetivo específico de afastar da tributação o eventual ganho futuro que, em verdade, somente poderia ser aferido em posterior venda, frustrada pela extinção da empresa adquirida”, acrescenta.”

Leia mais:

STJ diverge sobre propósito da empresa-veículo que gera ágio interno

 

Outras Notícias

Prova de prejuízo em ação de improbidade reforça legitimidade da Justiça
STJ Entende que Novo Código Florestal Pode Retroagir para Dispensa de Averbação de Reserva Legal
Novo Código Florestal pode retroagir para dispensar averbação de reserva legal, diz STJ
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo