Aposentadoria aos 50 anos com R$ 10 mil por mês: como conquistar?

Aposentadoria aos 50 anos com R$ 10 mil por mês: como conquistar?

A reportagem da Inteligência Financeira sobre investimentos para a aposentadoria contou com a colaboração da Dra. Lara Prado explicando novas regras da reforma da previdência. Confiram:

“A reforma, contudo, previu uma regra de transição e algumas exceções, que justificam as raras possibilidades de aposentadoria aos 50 anos. É o que explica a advogada Lara Fernanda de Oliveira Prado, sócia da área cível e trabalhista do escritório Diamantino Advogados Associados.

“Embora muito raro e dificil, é possível se aposentar aos 50 anos após a reforma da Previdência em algumas situações específicas”, diz Lara, que cita as seguintes possibilidades:

  • Direito adquirido. Quem já tinha obtido o tempo mínimo de contribuição na data da promulgação da reforma, em 2019. São situações improváveis, como a de uma mulher que começou a contribuir aos 15 anos e, cinco anos atrás, já tinha contribuído por 30 anos. Ou de um homem que começou a contribuir aos 10 anos e tinha feito repasses ao INSS por 35 anos até 2019.
  • Regra de transição (pedágio de 50%):Pessoas que, na data da reforma, tinham menos de 2 anos a contribuir para se aposentar. Mulheres com 28 anos e 1 dia ou mais e homens a partir de 33 anos e 1 dia de contribuição.
  • Aposentadoria especial (exceções da reforma): A lei aprovada pelo Congresso previu exceções para pessoas que atuam em profissões perigosas ou insalubres e estão sujeitas às regras próprias das categorias.
  • Aposentadoria por invalidez: Profissionais que são considerados, por uma perícia médica, como inaptos ao trabalho podem ser aposentados por invalidez aos 50 anos ou antes.”

Leia mais:

Aposentadoria aos 50 anos: como obter investindo ou pelo INSS (inteligenciafinanceira.com.br)

Outras Notícias

STJ exclui Difal de ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins
STJ garante segurança aos arrematantes de imóveis em leilões
Sêmen e embriões terão redução de 60% de impostos com a reforma tributária
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo