Cobrança de ICMS-ST pode ser questionada em SP mesmo após Decreto

Cobrança de ICMS-ST pode ser questionada em SP mesmo após Decreto

O governador do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), publicou, este mês, o Decreto nº 65.471, que alterou a redação do artigo 265 do Regulamento de ICMS que dispõe sobre a obrigatoriedade de pagamento do complemento do ICMS-ST no estado.

O complemento do ICMS-ST é cobrado no estado em duas situações: i) quando ao final da operação constata-se a ocorrência de base de cálculo maior que a anteriormente utilizada pelo substituto, ou seja, na hipótese em que o valor da operação ou prestação final com a mercadoria ou serviço supera o valor da base presumida; e ii) quando ocorre majoração superveniente da carga tributária incidente sobre a operação ou prestação final com a mercadoria ou serviço.

A alteração legislativa foi somente com relação à primeira hipótese. Antes, a redação do dispositivo previa que o cabimento do complemento do ICMS-ST devido pelo substituído se daria somente na hipótese de ter sido autorizada ou fixada por autoridade competente (pauta fiscal). Na redação atual foi suprimida a exigência de autorização ou fixação por autoridade competente.

“É preciso mencionar que embora a exigência do complemento pelo estado de São Paulo seja pautada no artigo 66-C da Lei nº 6.374/89, há discussões no Judiciário no sentido de que a cobrança é descabida”, alerta Eduardo Diamantino, vice-presidente da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT).

Outras Notícias

Contratos agrários têm diferentes impactos diante de queimadas
STF valida compensação de reserva legal entre imóveis do mesmo bioma
Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade, que vale o conceito de “bioma”
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo