Pedido de efeito suspensivo de apelação pode ser feito eletronicamente no TRF-3

Pedido de efeito suspensivo de apelação pode ser feito eletronicamente no TRF-3

A implementação de sistemas eletrônicos processuais pelo Poder Judiciário brasileiro tem caminhado a passos tímidos.

Entre os Tribunais que aderiram aos sistemas eletrônicos, nota-se que não há a adoção de um sistema único. De maneira geral, pode-se identificar inúmeros sistemas, uns mais difundidos e utilizados por vários Tribunais, como o e-SAJ e Projudi. Porém, há outros específicos que vigoram apenas em cada Estado como o Tucujuris (TJ-AP), Jippe (2ª Instância – TJMG) e e-Themis (TJ-RS).

A fim de unificar o procedimento e consequentemente auxiliar os advogados que atuam em processos de diferentes competências e jurisdições, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais e com a Ordem dos Advogados do Brasil, desenvolveu o sistema do Processo Judicial Eletrônico, o PJe.

Em 2013, o CNJ publicou a Resolução de nº 185, que determinava a implantação gradual do PJe em todos os Tribunais, de modo que no prazo de 3 a 5 anos (2016 a 2018) todos os processos judiciais passem a tramitar exclusivamente por meio eletrônico neste sistema.

Na Justiça Federal da 3ª Região, a primeira subseção a implantar o PJe foi a de São Bernardo do Campo em 21 de agosto de 2015. E, em fevereiro deste ano, com a posse da presidente, a desembargadora federal Cecília Marcondes, a implantação do sistema em todas as subseções foi fixada como uma das metas. A previsão de conclusão é em meados de 2017.

Enquanto isso, gradativamente, ele vem sendo expandido para outras subseções e também para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que em julho passado determinou que os pedidos de concessão de efeito suspensivo às apelações devem ser interpostos preferencialmente na forma eletrônica.

O pedido de efeito suspensivo dissociado do próprio recurso de apelação é uma inovação trazida pelo Código Processual Civil de 2015 e permite a suspensão das sentenças que produzem efeitos imediatamente após a sua publicação (especificadas no art. 1.012, § 1o).

Este pedido deve ser dirigido ao Tribunal, se requerido no período entre a interposição do recurso de apelação e sua distribuição, ficando o relator designado prevento para julgar a apelação. Caso a apelação já tenha sido distribuída, o pedido de efeito suspensivo deve ser endereçado ao relator do recurso.

Outras Notícias

Governo lança programa para ampliação da Reforma Agrária no “Abril Vermelho”
Secretaria da Fazenda de SP prorroga prazo para extinguir e-CredRural
A iluminação pública na reforma tributária
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo