Número de desapropriações caiu em 2015

Número de desapropriações caiu em 2015

No ano de 2015, em razão dos cortes orçamentários no INCRA e mudança na política fundiária, houve sensível redução no número de desapropriações ocorridas, o que poderá prejudicar a meta do Órgão, de assentar 120 mil famílias até o ano de 2018.

Segundo a Autarquia, no novo modelo “a meta é combinar quantidade e qualidade, a fim de converter os assentamentos em comunidades rurais autônomas integradas, com garantida de vida digna aos moradores por meio de aceso à cidadania, à infraestrutura, fomento à produção e preservação ambiental”, visando a consolidação dos projetos de reforma agrária existentes.

Para os movimentos sociais de sem terra, no entanto, esta política agrária não estaria funcionando, pois com a diminuição das desapropriações e, por consequência, do assentamento de famílias, mais e mais trabalhadores rurais estão desamparados, aumentando os conflitos e a violência no campo.

O problema da reforma agrária exige providência imediata. Porém, com a situação precária da economia nacional e o déficit no orçamento da União, dificilmente será possível uma solução em curto prazo.

 

Outras Notícias

Programa de Parcelamento Incentivado – PPI 2024
Governo lança programa para ampliação da Reforma Agrária no “Abril Vermelho”
Secretaria da Fazenda de SP prorroga prazo para extinguir e-CredRural
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo