Iniciativas para o fim da guerra fiscal

Iniciativas para o fim da guerra fiscal

O Conselho Nacional de Política (CONFAZ) celebrou o Convênio 70, de 29/4/2014, com a previsão de remissão e anistia aos incentivos e benefícios, fiscais e financeiros relativos do ICMS que tenham sido originados por força de decisão proferida pelo STF em Ação Direta de Inconstitucionalidade, que julgou inconstitucionais benefícios concedidos pelos Estados e Distrito Federal, sem aprovação do CONFAZ.

Seu principal objetivo é acabar com a guerra fiscal, unificando gradativamente a alíquota do ICMS em operações interestaduais.

Cabe aos Estados e ao Distrito Federal publicar até o final do mês de outubro, nos seus respectivos Diários Oficiais a relação de todos os atos relativos a incentivos e benefícios, fiscais e financeiros, que foram concedidos sem a aprovação do CONFAZ.

O uso da anistia e da remissão será condicionado à desistência de ações judiciais e administrativas.

Cabe lembrar que a produção de efeitos desse convênio não é imediata, pois ainda necessita passar por procedimentos legislativos que viabilizem sua implementação, que após sua aprovação irá beneficiar os contribuintes que possuam débitos fiscais decorrentes deste tema. 

Outras Notícias

MP do Contribuinte Legal pode ter consequências adversas a contribuintes
STJ decide pela devolução de parte dos valores pagos por produtores no Plano Collor
Abiec: Voto de Toffoli pode acabar com o Funrural para todos
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo