Lei do contribuinte é sancionada e endurece regras fiscais; especialistas alertam para riscos
Beatriz Palhas Naranjo, advogada da área tributária do Diamantino Advogados Associados, foi ouvida pelo Portal Monitor do Mercado sobre o endurecimento das regras fiscais após a sanção da Lei do Contribuinte.
Segundo a tributarista, a LC 225 “consolida-se como um marco normativo que pretende redefinir os contornos da relação entre Fisco e contribuinte”.
Ela avalia, no entanto, que ao estruturar programas de conformidade e instituir um regime rigoroso para o devedor contumaz, a lei “desloca o eixo da proteção do contribuinte para a lógica da eficiência arrecadatória”.
De acordo com a advogada, o principal risco é que os efeitos do novo modelo não se limitem apenas aos contribuintes que deixam de pagar tributos deliberadamente. “Também podem alcançar empresas que enfrentam dificuldades financeiras pontuais”, afirma.
Acesse a matéria completa no site do portal: https://monitordomercado.com.br/noticias/343251-lei-do-contribuinte-e-sancionada-e-endurece-regras-fiscais-especialistas-alertam-para-riscos/#google_vignette
