Como fica o trabalho com antecipação de feriados? Posso ser convocado? Tire suas dúvidas

Como fica o trabalho com antecipação de feriados? Posso ser convocado? Tire suas dúvidas

Como fica o trabalho em dias de feriado antecipado? O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou nesta quinta-feira que a cidade vai antecipar cinco feriados municipais. São dois deste ano e outros três de 2022 para conter o avanço da covid-19.

Com isso, a cidade terá feriado nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, emendando com a Sexta-Feira Santa e a Páscoa.

Advogados trabalhistas consultados pelo 6 Minutos disseram que o feriado antecipado funciona como um feriado qualquer. Mas que vale apenas para a cidade de São Paulo (por enquanto).

“A empresa pode até convocar o funcionário para trabalhar, mas aí terá que pagar o dia em dobro ou creditar esse dia no banco de horas para ser compensado depois”, afirma Claudia Abdul Ahad Securato, sócia do escritório Oliveira, Vale, Securato & Abdul Ahad.

Tire outras dúvidas sobre o trabalho no feriado antecipado

Como fica o feriado se a empresa fica em Barueri e o funcionário mora em São Paulo?

“Está chovendo dúvida desse tipo. O que a gente está dizendo é que por enquanto o feriado vale apena para empresas sediadas em São Paulo. Se a empresa está em Barueri, o feriado não foi antecipado”, afirma Claudia.

Mas se o governador de São Paulo também antecipar o feriado?

Aí, a situação será outra. Enquanto o feriado é só municipal, ele vale apenas para a cidade de São Paulo. Ou seja, não atinge empresas instaladas em outros municípios.

Como fica o trabalho nos setores considerados essenciais?

Claudia afirma que eles continuam funcionando. “O que pode haver é uma readequação de horário de funcionamento por conta do toque de recolher estadual e da mudança do rodízio de carros na cidade de São Paulo.”

Para desafogar o transporte público, a prefeitura de São Paulo alterou o horário do rodízio: a partir de segunda (dia 22), fica proibido a circulação de carros das 20h até às 5h da terça-feira, de acordo com o número da placa.

“Eu imagino que se o funcionário vai trabalhar de carro, no dia de rodízio ele tem q sair antes para poder estar na casa dele antes das 20h”, diz Claudia.

E quem tinha férias marcadas para começar nesses dias?

Se elas coincidirem com o início do feriado, terão de ser adiadas. “Pela lei, é proibido que o início do gozo das férias se dê nos dois anteriores que antecedem o feriado”, afirma po advogado Wilson Sales Belchior.

A empresa pode chamar o funcionário para trabalhar no feriado?

Bruna Brito Alexandrino, do escritório Diamantino Advogados Associados, diz que o feriado tem um objetivo sanitário, que é conter o coronavírus. Por isso, o ideal é que o feriado seja cumprido. Mas se houver necessidade de trabalho, o dia do funcionário deverá ser pago em dobro. “Ou então ele deve receber uma folga compensatória.”

Mas e quem está em trabalho remoto?

O feriado não distingue quem está em home office ou trabalhando presencialmente.

Outras Notícias

São Paulo notifica milhares de contribuintes por falta de pagamento do imposto sobre doações
Plenário da Câmara dos Deputados aprova projeto de regulamentação do novo sistema de impostos sobre consumo
Justiça Federal derruba cobrança de impostos sobre benefício fiscal de ICMS
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo