Balcão Único: Ministério Da Economia lança sistema digital para abertura e legalização de empresas

Balcão Único: Ministério Da Economia lança sistema digital para abertura e legalização de empresas

Este projeto tem como objetivo facilitar e simplificar o processo de abertura de empresas das naturezas jurídicas: Empresário Individual, EIRELI e Limitadas.

De acordo com relatório do Banco Mundial de 2019, eram necessários pelo menos 11 procedimentos e uma média de 17 dias para abrir uma empresa no Rio de Janeiro ou em São Paulo.

A primeira cidade a aderir ao projeto foi São Paulo que disponibilizou o sistema digital no dia 15 de janeiro de 2021. A próxima cidade será o Rio de Janeiro, mas o governo federal quer expandir o sistema para todo o Brasil.

Por meio do Balcão Único, a coleta de todos os dados necessários para o funcionamento da empresa é efetuada pelo preenchimento de um único formulário eletrônico, disponível na internet. Dessa forma, será possível em uma só etapa receber respostas necessárias da prefeitura, registro da empresa; obtenção do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais; desbloqueio do cadastro de contribuintes; recebimento das licenças, quando necessárias; e ainda o cadastro dos empregados que serão contratados. O Balcão Único permitirá ainda que os empreendedores possam, no momento da abertura da empresa, fazer o cadastro de empregados pelo e-Social.

Esta diminuição de etapas garantirá que o Brasil atinja melhor pontuação no ranking “Doing Business” no quesito abertura de empresas e ajudará a estimular a retomada das atividades de empreendedores no nosso país.

Outras Notícias

Reforma tributária sinaliza alento ao setor da construção civil
Regularização de créditos de ICMS impõe ‘escolha de Sofia’ ao contribuinte
Nova lei garante transparência e segurança em transações imobiliárias
Fique Sempre Por dentro
Cadastre-se na nossa newsletter
powered by Logo